É com grande alegria que abrimos as páginas de mais uma edição da Festa Literária de Sabará, a FLIS.
Este ano, a FLIS contribuirá, mais uma vez, com novos encontros, prestigiando nossos artistas e compartilhando a efervescência literária com todos.
A festa será, como sempre, para toda cidade! Serão quatro dias, onde o livro, a leitura e a literatura se tornarão o combustível capaz de trazer debates interessantes e novas perspectivas para cada um dos participantes.
A nossa logomarca ganhou vida com a delicada aquarela da talentosa Luanna Grammont que inovou ao inserir um pé de jabuticaba, símbolo de nossa cidade, aos elementos tradicionais: a Igreja do Rosário, a Igreja do Ó, o coreto da Praça Santa Rita e o livro aberto!
Tudo isso se juntou ao talento de nossa designer, Christiane Souza , que criou a identidade visual, as nossas peças gráficas e os materiais de divulgação.
Como já é tradicional em nossa festa, as embalagens de Pão e Poesia levarão um pouco de literatura para o café da manhã de cada sabarense. Nesta edição, contamos com participações especiais e diversas. Temos a tirinha oferecida pela Rebeca Prado, texto de Mônica Granja, poemas de Patrícia Silva e Christian Coelho e ainda um acróstico delicado sobre a cidade escrito pela nossa querida Zazinha. Tudo isso em uma embalagem que será distribuída em diversos comércios da cidade graças a uma apoiadora incondicional, a Distribuidora Eu Amo Pão!
A programação deste ano foi cuidadosamente pensada pela nossa dupla de curadores: Túlio Damascena e Camila Schoffen que, com a ajuda de parceiros e parceiras, reuniram pessoas muito especiais. Primando pelo protagonismo e pela diversidade, com artistas de Sabará e da Região Metropolitana de Belo Horizonte, a IX FLIS se propõe a ser um catalisador, onde há fruição artística e estética e muitos debates, para que a gente não perca a leveza, mas lute bravamente por um país melhor.
Durante os dias 24, 25, 26, e 27 de agosto, a Borrachalioteca apresenta atrações variadas, com lançamento de livros, rodas de conversa com escritoras e ilustradoras, narração de histórias, oficinas, ilustradores na praça e música de qualidade, tudo bem pensado para que cada um se sinta pertencente a esse universo maravilhoso que é a literatura.
A FLIS é um suspiro de amor pela literatura e de comunhão com a cidade.
Venha conosco escrever mais um capítulo da história literária da Borrachalioteca de Sabará e mostrar que o mundo pode ser lido de um jeito diferente onde possamos contribuir para o desenvolvimento social e cultural de uma verdadeira cidade leitora.
A FLIS é uma realização da Borrachalioteca e conta com o Apoio:
Prefeitura de Sabará / AM Digital / Central Gás / Coisas da Roça Nossa / Distribuidora Eu Amo Pão / Iranti - Ser África / Loja do Lalado / Lutepel / Padaria Vô Pedro / Paula Granja Assessoria de Imprensa / Restaurante Cê Que Sabe / Distribuidora do Betão / Rede Mineira dos Pontos de Cultura / Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias / Rede Sou de Minas /
24 de agosto
9h30 - Roda de Conversa - “Sempre é Tempo de Quadrinhos” com Rebeca Prado e Hannah Abranches
15h - Roda de Conversa - “A Escrita para a Infância” com Carol Fernandes e Míria Gomes
Local: Teatro Municipal - Rua Pedro II - s/nº - Centro
19h30 - Abertura Oficial da IX FLIS - Festa Literária de Sabará
lançamento Coletivo de Livros com as/os autoras/es: Andreia Ribeiro, Christian Coelho, Douglas Lima, Edemar Cavalcante, Mônica Granja, Olegário Alfredo, Patrícia Silva, Quinho, Rosi Amaral e Coletivo Escribas de Minas
Lançamento do Pão e Poesia Edição Comemorativa
Apresentação Cultural: Sofia
Local: Clube Cravo Vermelho - Rua Borba Gato, 22 - Centro
25 de agosto
19h - Luciana Rocha conversa sobre seu livro “Nem Covarde Nem Herói: amor e recomeço diante de uma perda por suicídio”
Local: Teatro Municipal - Rua Pedro II - s/nº - Centro
26 de agosto
9h às 12h - Oficina: Contação de Histórias Pretas - com Magna Oliveira e Jogo Afromemória com estagiárias do Projeto Iranti - Ser África (UFMG)
Local: Borrachalioteca - Polo Cultural - Rua Marieta Machado, 164 - Centro
15h - Apresentação Cultural - Coral Infantojuvenil Santa Cecília
16h30 - Narração de Histórias
17h30 - Histórias da Nossa Gente: causos e cantos com Lu Mosqueira, Jadson Leonato e Luiz Alves
19h -Apresentação Cultural - Samba da Meia Noite
Local - Praça Santa Rita
15h às 20h na Praça Santa Rita
Coletivo Galeria de Arte: exposição e criação de obras de arte ao vivo
Borrachalioteca Sobre Rodas
Artistas e Autores na Praça: Vilma Santos, Academia de Ciências e Letras de Sabará, Coletivo Escribas de Minas, GIanno Nepomuceno
Stand Especial: Distribuidora Eu Amo Pão
27 de agosto
14h - Oficina de Mangá com Luanna Grammont
14h - Apresentação Cultural - Ophicina Musical
15h - Sarau Lítero-Musical - condução e música com Felipe Bedeti
16h30 - Lançamento do Livro “Anarquia em BH”, com Dan Oliver e Ganmit e Apresentação da Banda Consciência Suburbana
18h30 - Apresentação Cultural - Futsamba
Local: Praça Santa Rita - Centro Histórico
15h às 20h na Praça Santa Rita
Coletivo Galeria de Arte: exposição e criação de obras de arte ao vivo
Borrachalioteca Sobre Rodas
Artistas e Autores na Praça: Vilma Santos, Academia de Ciências e Letras de Sabará, Coletivo Escribas de Minas, GIanno Nepomuceno
Stand Especial: Distribuidora Eu Amo Pão